sexta-feira, 20 de março de 2009

Resumo da internet 2

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é obra que se destaca do contexto literário romântico brasileiro. Publicado em folhetim de junho de 1852 até julho de 1853, depois em dois volumes, um em dezembro de 1854, outro em janeiro de 1855, esse romance sofre o silêncio da crítica. A primeira justificativa para tal atitude está no fato de sua narrativa não apresentar elementos que atendam ao gosto do público burguês da época, não só no tom, que é escrachado, irônico, mas também na história apresentada e no tipo de personagem que a interpreta. O desvio aos padrões românticos já se percebe pela origem do protagonista, filho de uma pisadela e de um beliscão – estranha forma de cortejo entre seu pai (Leonardo Pataca) e sua mãe (Maria Saloia) que garantiu a atribulada união do casal. Nasce daí Leonardinho, que já de bebê mostra-se um tormento, com sua capacidade de chorar uma oitava acima do normal. Na infância, a melhor definição para seu comportamento é “flagelo”, tal o terror que causa aos que o rodeiam. Uma importante mudança efetiva-se ainda na meninice. Seu pai flagrou Maria Saloia em flagrante de adultério, o que provoca a separação (espalhafatosa, por sinal) do casal e o abandono da criança nas mãos do padrinho, o Barbeiro. Na realidade, deve-se lembrar que Leonardo Pataca é figura pândega que por muito tempo sofrerá nas mãos do Amor. Pouco depois da separação, apaixona-se por uma cigana, que o abandonará. Na esperança de reconquistá-la, chega a participar de um ritual de magia negra, o que o faz ser humilhantemente preso pelo temido chefe da polícia do Rio de Janeiro da época, o Major Vidigal. Ainda assim, ao descobrir que o motivo do desprezo é a presença de um outro homem, um padre (Mestre de Cerimônias), apronta vingança extremamente maquiavélica: com a ajuda de um amigo, Chico-Juca (tremendo arruaceiro), consegue causar imensa confusão na festa de aniversário da cigana, provocando a prisão de vários presentes, inclusive do sacerdote, que estava, em roupa íntima, no quarto da cigana. Por esses elementos percebe-se o tom do romance, em que predomina a movimentação constante, intensa. Parafraseando um importante crítico, Antonio Candido, há a impressão de uma intensa sarabanda. Complicações também vão existir do lado de Leonardinho. Seu padrinho entrega-se todo ao menino, estragando-o com tanto mimo, tal qual o protagonista de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Seu projeto é transformá-lo em padre, mas o garoto é um completo desastre na escola. Nem mesmo sua atividade como coroinha é perfeita, pois, tão mais preocupado em brincar e aprontar do que em exercer sua função corretamente, acaba sendo expulso. Em síntese, o enredo de Memórias de um Sargento de Milícias, “tecido, como observa Antônio Soares Amora no já citado Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira, com muitas peripécias e intrigas, que não deixam, ainda hoje, de entreter e prender o leitor pode resumir-se na história da vida de Leonardo, filho de dois imigrantes portugueses, a sabia Maria da Hortaliça e Leonardo, “algibebe” em Lisboa e depois meirinho no Rio do tempo do Rei D. João VI: nascimento do “herói”, sua infância de endiabrado, suas desditas de filho abandonado mas sempre salvo de dificuldades pelos padrinhos (a parteira e um barbeiro); sua juventude de valdevinos; seus amores com a dengosa mulatinha Vidinha; suas malandrices com o truculento Major Vidigal, chefe de polícia; seu namoro com Luisinha; sua prisão pelo major; seu engajamento, por punição, no corpo de tropa do mesmo major; finalmente, porque os fados acabaram por lhe ser propícios e não lhe faltou a proteção da madrinha, tudo tem “conclusão feliz”: promoção a sargento de milícias e casamento com Luisinha”.

7 comentários:

  1. 1. Qual foi um dos elementos que tornou a obra original?

    2. Que tipo de vida levado pela classe rica exerce sobre os pobres?

    3. O que revela, sobre o comportamento dos personagens, a preocupação com a presença do major Vidigal?

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  2. 1.Um dos elementos que torna a obra original foi ter sido publicada primeiramente em folhetins e ainda pele obra apresentar uma combinação constantr de ironia e espírito crítico,bom humor e registro de costumes populares,principalmente pela linguagem da época.
    2.Uma vida onde os ricos tinham tudo não tocavam em nada porque existiam pessoas para fazer por eles;como diz no livro didáticoem que usamos"Presença de camadas superiores da população(barbeiros,comadres,parteiras,etc;)designados pela ocupação que exercem."Muitas vezes ne pagos eram ou melhor quase sempre e isso é bem facil de se ver na narrativa porque se passa no tempo de D.JoãoVI.
    3.Os personagens se preocupavam muito com o major Vidigal por ele pegar muito no pé de Leonardo e por ser um tanto rigorosso e também por seu poder,pois ele poderia arruinar a vida de qualquer pessoa que não gostasse em um piscar de olhos.

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  3. 2.No Romantismo há uma idealização da mulher.No Realismo já contraditrória.Na época,por que o adulterio é visto como nada comum?

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  4. 3.Por que os fados acabaram?O que isso propíciou?

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  5. 1.Ele é preso por vários motivos,mas uma vez ele é preso por participar de um ritual de magias negras.
    2.Porque eles achavam que as mulheres não tinham direito de se casar novamente de um modo bem popular diria que os homens da época se sentiam donos das suas esposas.
    3.não entendemos a pergunta!

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  6. 1-qual a complicaçao da historia
    2-o ciclomax da narrativa
    3-qual e epoca em q se passa a historia.qual o momento historico e socila
    4-qual o periodo historico literario no qual a obra esta incluida, e dar tres caracteriticas do periodo do presente na obra
    plis me ajudem a prof. deixo isso como liaço de ferias e eu naum acho em lugar nenhum

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